Executivo Municipal aprova declaração de interesse de rotas turísticas nas freguesias rurais

O Município de Santarém aprovou a proposta para a declaração de interesse para a comunidade e economia locais na Freguesia do Arneiro das Milhariças, na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros e na União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém.

Com a aprovação da Declaração de Interesse Público, vai ser possível a apresentação das respetivas candidaturas ao Programa “Renovação das Aldeias” da Associação de Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo (APRODER), com fundos da União Europeia a suportarem 80 por cento do investimento total elegível, para trabalhos com um custo superior a 5 mil euros até ao máximo de 200 mil euros.

Uma medida que visa preservar, conservar e a valorizar os elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como os elementos que constituem o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios. Por conseguinte, torna-se necessária a criação ou melhoria de infraestruturas de coletividades locais, onde as populações possam desenvolver atividades culturais, desportivas. bem como atividades de empreendedorismo social de base comunitária.

Na Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças, o projeto “Rota das Fontes e do Fontanário e Rota do Ciclo do Pão” visa a criação de duas rotas pedestres. um espaço museológico e um forno comunitário.

Na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros, o projeto “Rotas e Trilhos de Casével e Vaqueiros” pretende criar três percursos pedestres. bem como melhoramentos do património

existente. criando a “Rota das Fontes de Casével”. a “Rota dos Templários” e o “Trilho dos Moleiros em Vaqueiros.

Na União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, o projeto “Rota das Fontes da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém” que visa promover o património natural e cultural da região. contribuindo para a valorização do território a nível cultural e turístico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s