MUNICÍPIO DE SANTARÉM PARTICIPA NO SIL CIDADES

No âmbito do Salão Imobiliário de Portugal (SIL), realizou-se no dia 04 de maio, o SIL Cidades na Feira Internacional de Lisboa (FIL), com o tema “O Desafio da Habitação”.

Este evento contou com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Leão, Presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Mouta, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Pedro Baganha, Vereador do Pelouro do Urbanismo e Espaço Público e Pelouro da Habitação da Câmara Municipal do Porto, e Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal do Seixal.

“Quais são os principais desafios na habitação que as cidades enfrentam hoje em dia?” foi a pergunta chave para este debate, onde os Municípios deram a conhecer as suas políticas de habitação, os seus ativos imobiliários e todas as suas potencialidades aos investidores e aos cidadãos em geral.

Num momento em que Portugal está a passar por um momento de grande escassez de oferta de habitação face à crescente procura, Ricardo Gonçalves referiu que “este problema da habitação é um problema que existe há vários anos e que se tem vindo a arrastar. Agravado pela presente conjuntura de inflação, aumentos das taxas de juro ao que se junta os baixos rendimentos da globalidade dos portugueses que não acompanham estes aumentos faz com que, atualmente, este seja um dos problemas centrais para a comunidade”. “Em Santarém, prevemos um investimento de 20,2 milhões de euros para resolver todos os casos de carência habitacional identificados no Concelho, repartido em operações de arrendamento em mercado privado, na reabilitação dos fogos de habitação pública do Município e na construção ou aquisição de novas habitações”, concluiu o autarca.

Ricardo Gonçalves relembrou ainda a falta de autonomia das autarquias e burocratização excessiva, “ao elaborarmos o PDM (Plano Diretor Municipal) as autoridades é que dizem o que temos de fazer, não se pode fazer de qualquer maneira e está sempre sujeito a aprovações superiores”.

Um dos outros temas abordados foi a digitalização do licenciamento, onde o Presidente referiu que “no Município já existe uma plataforma digital que possibilita a submissão de pedidos de uma forma totalmente desmaterializada, uma aposta na modernização ao nível da prestação de serviços aos cidadãos”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s