
O Município de Santarém e a FAPOESTEJO – Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação das Regiões do Oeste, Lezíria Tejo e Médio Tejo, organizam, de 30 de março a 1 de abril, a InTER-EDUCA – Feira da Educação e do Empreendedorismo.
A organização pretende dar a conhecer aos estudantes do 9º e do 12º ano, as saídas, ao nível do ensino profissional e superior.
João Teixeira Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém com o Pelouro da Educação, explicou hoje, na reunião do Executivo Municipal que a “organização do InTER-EDUCA – a primeira Feira da Educação e do Empreendedorismo no nosso Concelho, tem como objetivo mobilizar os agentes da Educação e as empresas do nosso Concelho”.
Para o Vice- Presidente da Câmara de Santarém, esta iniciativa demonstra “a importância de darmos as mãos, entre instituições de ensino e as empresas, e de como é determinante demonstrar os bons exemplos das empresas que se destacam no seu setor de atividade, ao mesmo tempo que devemos ter consciência da necessidade de adaptar as ofertas educativas às necessidades das nossas empresas. Esta iniciativa é mais uma demonstração de que a Educação é uma prioridade para este Executivo”.
Para o autarca, “é fundamental apostarmos na Educação pela forma como transforma o Mundo para melhor. Santarém tem Educação de excelência. Desta forma, estamos mais preparados para enfrentar os desafios do futuro”.
A abertura da Feira tem lugar na quinta-feira, dia 30 de março, às 10h00, na Casa do Campino, e para além das palestras e mesas redondas, conta, desde já, com a participação de stands de quinze entidades. ligadas ao ensino, à gestão escolar e metodologias de ensino: EKUI, KendirStudios, Kinderpedia, Edu4word, Torres Novas Toastmasters Club. BNI, ISLA Santarém, Instituto Politécnico Santarém, CENFIM, ETPR – Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, EPVT – Escola Profissional do Vale do Tejo, Ginásio do Empreendedor (no sábado, dia 01 de abril), Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado com cursos profissionais, IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e Fravizel (empresa inovadora Portuguesa que fabrica acessórios para máquinas de movimentação de terras, de pedra natural e da indústria).
Às 11h00, tem início a visita à Empresa Fravizel, em Alcanede, seguida de Mesa Redonda “A Educação como parceira do desenvolvimento da Economia Local”, a partir das 14h00, com intervenção inicial de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém, com o Pelouro da Educação, Rui Pires, Presidente da FAPOESTEJO.
A Mesa Redonda será moderada por Vânia Horta, Chefe da Divisão de Educação e Juventude do Município de Santarém, e conta com a participação de Eliseu Frazão, CEO do Grupo Fravizel, Francisco Luís, COO do Grupo Mocapor, João Moutão, Presidente do IPS – Instituto Politécnico Santarém, Filipa Martinho, Administradora do ISLA Santarém, e de José Avelino, Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo.
Pelas 17h30 está prevista a visita das entidades à Feira de Educação e Empreendedorismo – InTER-EDUCA, na Casa do Campino.
Esta iniciativa prossegue no dia 31, dedicada às escolas e seus alunos, a partir das 10h00, com abertura da Feira. Às 10h30, tem início a Conferência “Os desafios da Educação e o seu contributo para a Empregabilidade”, a cargo de David Justino.
A partir das 15h00, decorre uma Mesa Redonda sobre “O Ensino Profissional e os seus principais desafios”, moderada por Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, e que conta com a participação de Pedro Moisés da FAPOESTEJO, João Seabra, Presidente da Associação de Estudantes da Escola Dr. Ginestal Machado, Alexandra Figueiredo, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional – ANQEP, Conceição Silva, Diretora Regional do IEFP, Salomé Rafael, Diretora da Escola Profissional Vale do Tejo – EPVT, Martinha Duro, Diretora da Escola Profissional ETPR, e de José Frias Gomes, do CENFIM – Núcleo Santarém.
No dia 1 de abril, a abertura da Feira tem lugar a partir das 11h00, dedicada às famílias e alunos.
Às 15h00, tem início a Palestra: “Estudar ou trabalhar? Empreender!”, a cargo de Francisco Serralheiro e João Mateus do “Ginásio do Empreendedor”. Pelas 16h00 tem início o Workshop “Como criar o teu negócio pelo empreendedorismo”.
O certame encerra às 18h00.
Consulte aqui o Programa