MUNICÍPIO DE SANTARÉM CONGRATULA ESCOLA SÁ DA BANDEIRA PELO XXV ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS DA UNESCO

O “Dia Internacional da Educação” foi assinalado com a sessão de abertura do “XXV Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas (EIJCEA) da UNESCO”, que decorre de 24 a 27 de janeiro, que teve lugar esta terça-feira, pelas 10h30 na Auditório da Escola Secundária Sá da Bandeira (ESSB).

João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, afirmou que “a Educação é o pilar na nossa ação governativa Local. Os temas que estão em cima da nossa mesa: a sustentabilidade, a diminuição das desigualdades e o contributo da Escola, para uma sociedade feliz, têm de ser pilares do nosso dia a dia, enquanto gestores públicos. Temos a educação, como uma prioridade. É através da escola que conseguimos mudar o Mundo. É através da educação que conseguimos combater estas desigualdades. Podem ser criados os apoios sociais ou outro tipo de medidas públicas, para diminuir o impacto negativo das desigualdades. Mas é o investimento na Escola e na Educação, que faz desaparecer a desigualdade entre o pobre e o rico”.

Para finalizar a sua Intervenção, João Teixeira Leite afirmou que “com os temas que estão em cima da mesa, do Encontro, vamos sair daqui todos mais ricos, mais esclarecidos e mais preparados para enfrentar os desafios do Futuro. Desfrutem desta da capital do Ribatejo, que é Santarém”.

De referir que em 2023, o Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO, está subordinado ao tema: “A Educação como Direito Fundamental, no Desenvolvimento de um Futuro Sustentável, Inclusivo e Feliz” e conta com a participação de 14 escolas, de 50 alunos e de 22 professores, em ambiente presencial e virtual.

O programa de quatro dias inclui não só as apresentações e os debates dos participantes das várias escolas, mas também uma palestra sobre a temática do encontro pelo professor Jorge Humberto Dias, uma visita de estudo à Universidade de Coimbra, e atividades em Santarém, como serões culturais animados pelo Conservatório de Música de Santarém, pela Tocata de cavaquinhos da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS), pelos jovens artistas e pelo Coro da ESSB, e pelo Rancho dos CTT.

Nesta edição, participam no EIJCEA da UNESCO as instituições de ensino estrangeiras: a Naturwissenschaftliches Technikum Dr.Künkele (Alemanha), o Liceu nº 397 Eiffel do Dande (Angola), o Colégio Magno e o Colégio Guilherme Dumont Villares (Brasil), o Colégio Los Abetos, o Instituto de Educación Secundaria Luis Seoane, e o Colégio Eduardo Pondal (Espanha), a Escola Andorrana de Segona Ensenynaça d’Encamp (Andorra), a Hudson High School e o Newton South High School (EUA) e a International School of Turin (Itália).

De Portugal, participam o Agrupamento de Escolas de Alcochete, a Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, na Figueira da Foz, a Escola Secundária Maria Lamas, de Torres Novas, e a escola anfitriã, a Sá da Bandeira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s