ZONA DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DE PERNES GANHA NOVO FÔLEGO

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, a 9 de janeiro, a alienação de um prédio rústico situado na Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes à empresa EntoGreen, no âmbito do contrato de consórcio externo, com vista à execução do projeto “InsectERA – A ERA da indústria dos insetos”.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém referiu que “a localidade de Pernes sofreu durante décadas problemas de poluição ambiental o que conduziu à diminuição de emprego e, consequentemente da população, pelo que a criação de novas indústrias como esta, dedicadas à valorização de subprodutos vegetais, contribuirá para a criação de novas oportunidades de emprego e promoção da economia do Concelho”.

Este projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), alia o respeito pelo meio ambiente e pela atividade agrícola regional, contribuindo para desenvolvimento, crescimento e dinamização da região.

A InsectERA visa possibilitar a industrialização e comercialização de inovadores produtos com base em insetos, tanto na área alimentar (alimentação animal e humana), como nas indústrias da cosmética ou dos bioplásticos ou no inovador setor da biorremediação.

Através da instalação de três unidades produtoras de insetos, um centro logístico e um centro produtor de quitosano, o projeto será inovador a nível nacional e permitirá a criação de centenas de postos de trabalho diretos e indiretos.

Na proposta apresentada, na Reunião do Executivo, pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, com o pelouro do património, o autarca refere que “este investimento contribuirá para o desenvolvimento económico do concelho e da região gerando riqueza e melhoria da qualidade de vida da população em geral”.

A Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes terá ainda capacidade para albergar outras unidades agroalimentares que contribuam para a criação de circularidade e parcerias, promovendo a partilha de recursos entre as empresas instaladas, num investimento que rondará os 19 milhões de euros no âmbito do PRR.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s