MUNICÍPIO DE SANTARÉM APROVA ORÇAMENTO DE 72,5 MILHÕES DE EUROS PARA 2023

O Executivo Municipal aprovou, no dia 30 de novembro, o orçamento para 2023, no valor de 72,5 milhões de euros.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, refere que “perante todas as dificuldades que o futuro insiste em anunciar, preferimos redescobrir novas formas de resiliência, novas oportunidades para ajudar as organizações e a sociedade a concretizarem a transformação de que necessitam para acompanharem este futuro que não será, com toda a certeza, igual ao passado que já conhecemos”.

Este orçamento apesar de ter sido elaborado num quadro de grande incerteza e de dificuldades associadas à elevada taxa de inflação, às revisões de preços adstritas, ao brutal aumento dos gastos com energia elétrica, é um orçamento próximo dos munícipes e das famílias.

O reforço do investimento municipal de mais de 6 milhões de euros nas freguesias, a redução acentuada de impostos e o investimento no desporto, numa educação de excelência, na ação social, através de mais apoios sociais para famílias carenciadas e IPSS, são eixos estratégicos para 2023.

Neste sentido, Ricardo Gonçalves refere que “estamos a concluir a empreitada de reabilitação do Bairro Calouste Gulbenkian, temos um Plano de Recuperação e Resiliência, que terá de ser aproveitado ao máximo, como é o caso do Plano Local de Habitação, que com os seus mais de 21 milhões de euros, irá permitir acabar com a indignidade de ainda termos pessoas em Santarém a viver com más condições de habitabilidade”.

A autarquia mantém firme a estratégia de crescimento económico e social sustentado, aproveitando ao máximo o presente quadro comunitário de apoio e concretização de projetos determinantes para afirmar Santarém como destino privilegiado para visitar, trabalhar e viver.

“Queremos uma Smart City, uma cidade mais atrativa, criativa e fervilhante, que potencia as tradições equestres, o seu património e a enogastronomia” refere Ricardo Gonçalves, mantendo “a estratégia de desenvolvimento turístico, em todas as suas áreas e afirmando Santarém como destino de turismo, de cultura e de lazer”.

O Orçamento de 2023, mantém a tendência de consolidação financeira, preservando-se o bom nome do Município de Santarém, reconquistado perante todos os parceiros, desde empreiteiros a pequenos fornecedores, desde freguesias a associações culturais, desportivas e juvenis, com respeito pelo esforço coletivo dos munícipes de Santarém.

A estratégia de atração de investimento para Santarém, através do apoio às empresas que se pretendam instalar ou investir no Concelho é outra aposta do Executivo, assim como a aposta na inclusão, na redução das desigualdades e na sustentabilidade ambiental.

O Município continua também a empenhar-se na criação e melhoramento dos equipamentos desportivos e no apoio às entidades que operam no âmbito desportivo e cultural, através das verbas adstritas ao PAFAD e ao PAAAC no valor de 520 mil euros e mantém também o apoio às atividades e agentes culturais com um apoio de mais de 200 mil euros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s