Mais de mil crianças, música, dança e muita animação no Dia de Santarém na FNA

Mais de mil crianças das escolas do Concelho, participaram ontem, dia 9 de junho, no Dia dedicado ao Município de Santarém na FNA – Feira Nacional de Agricultura. A manhã teve início com um programa recheado de atividades, no âmbito da campanha nacional PAC4ALL, que tem como objetivo levar as crianças a aprenderem a importância da agricultura. João Teixeira Leite, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara de Santarém, associou-se à iniciativa, que incluiu uma visita aos percursos das culturas, como o milho e girassol e dos animais de raças portuguesas: bovino, ovinos, suínos e caprinos, assim como uma sessão de animação no Grande Auditório do CNEMA, um pequeno teatro infantil e entrega de brindes, entre várias ações.

A mascote “PAC”, que todos os dias dá as boas-vindas aos visitantes da FNA, fez as delícias de miúdos e graúdos.

Este programa de literacia, promovido pela CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tem como objetivo explicar aos mais novos a importância da agricultura e os objetivos da nova Política Agrícola Comum. Esta campanha nacional PAC4ALL que, em português, significa: “Política Agrícola Comum para todos”, arrancou no final do ano passado, pelas mãos da CAP e conta com o financiamento da Comissão Europeia, sendo maioritariamente direcionada para crianças dos 6 aos 12 anos de idade.

De forma simples e didática, dá a conhecer o contributo da PAC para a sociedade e para o planeta, procurando transmitir uma imagem e mensagem positivas sobre o papel desta política europeia e da agricultura na sociedade, para aumentar a confiança dos cidadãos neste instrumento.

A par desta iniciativa, milhares de pessoas assistiram à programação preparada para as comemorações do Dia de Santarém.

O grande Hall de entrada e os vários espaços do recinto da FNA, receberam diversas iniciativas, que contaram com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém e dos vereadores, João Teixeira Leite, Diogo Gomes, Nuno Russo e Nuno Domingos, tais como, os Human´Art, a atuação dos grupos musicais: Grupo Camisas Negras, de Gançaria, Bandinha da Moca, de Alcanede, Ruído à Portuguesa, de Gançaria, tunas académicas do IPS – Instituto Politécnico de Santarém (TUFES – Tuna Feminina Scalabitana, Tuna Pikas – Tuna da Escola Superior de Saúde, TAGES – Tuna Académica de Gestão de Santarém e ISSÓTUNA – Tuna Académica da Escola Superior de Educação de Santarém e do ISLA. A Animação contemplou ainda uma atuação da ACRO Santarém – Associação Académica de Santarém, que apresentaram coreografias, no Grande Auditório do CNEMA.

O Grupo Académico de Danças Ribatejanas e o Grupo Infantil Regional, também participaram nas comemorações do Dia de Santarém, com as suas danças folclóricas, bem como a Associação de Dança Desportiva de Tremês.

A Largada de Toiros foi abrilhantada com a música da Sociedade Filarmónica da Gançaria.

A FNA prossegue até dia 12 de junho, com diversas atividades.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s