
A 58ª Feira Nacional de Agricultura (FNA)/68ª Feira do Ribatejo, que decorre no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), subordinada ao tema “Inovação e Tecnologia” foi inaugurada ontem, 4 de junho pelas 15 horas, por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultara, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente do CNEMA e da CAP.
O arranque desta edição da FNA, que decorre entre os dias 4 e 12 de junho, contou ainda com a presença de João Teixeira Leite, Diogo Gomes, Carmen Antunes, Nuno Russo, Nuno Domingos, Manuel Afonso, Sofia Pó e Pedro Frazão, Vereadores da CMS, para além de administradores do CNEMA, presidentes de Câmaras e de Juntas de Freguesia, representantes das principais organizações de agricultores do País, entre outras entidades representativas do setor Agrícola.
De referir que, a FNA22 pretende ter grande impacto e projeção, numa celebração da agricultura em Portugal do ponto de vista do progresso e da inovação. Nesse sentido, vai incidir no tema da “Inovação e Tecnologia”, revelando um setor dinâmico, moderno e em constante evolução. Nunca perdendo de vista a herança do passado, é tempo de sentir o ponto de viragem de um presente onde se constrói a ponte para o futuro.
Este certame conta com exposições e concursos de pecuária, exposição de maquinaria e de equipamentos agrícolas, entre outras áreas de produtos e serviços para a agricultura, nem como de equipamentos e artigos comerciais, artesanato e gastronomia.
No âmbito da FNA 22, decorre o Salão Prazer de Provar, que proporciona ao consumidor o acesso a alguns dos melhores produtos nacionais – Azeites, Queijos, Enchidos, Doces, Méis, entre outros – e contará com um espaço dedicado do programa Portugal Sou Eu, iniciativa que visa o incremento da produção nacional. Paralelamente, realizam-se ações de Cozinha ao Vivo, com o objetivo de promover e degustar produtos alimentares de expositores participantes no Salão Prazer de Provar.