Município de Santarém oferece vários presentes aos alunos do 1º Ciclo e organiza atividades no âmbito do Dia Mundial da Criança

João Teixeira Leite, Vice-Presidente com o Pelouro da Educação da Câmara de Santarém, entregou ontem, dia 1 de junho – Dia Mundial da Criança, aos alunos da Escola Básica dos Combatentes, um Caderno de Atividades com algumas sugestões de jogos e brincadeiras para realizar em família. Esta iniciativa, tem como objetivo marcar de forma simbólica, a oferta deste Caderno de Atividades, neste dia, a todos os alunos das escolas do 1º Ciclo do concelho de Santarém.

Na visita aos alunos da Escola Básica dos Combatentes, o Vereador da Educação falou com as crianças de diversas turmas e transmitiu a mensagem de que “o nosso futuro e o futuro do Mundo, depende de vós, da vossa felicidade no presente. Acreditamos em vós para construir o futuro de Santarém que é também, o vosso futuro! E é por isso que para nós, Executivo do Município de Santarém, a Educação é a nossa prioridade!”

As comemorações do Dia Mundial da Criança, prosseguem em Santarém, na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, com diversas atividades que vão decorrer no Complexo Aquático Municipal, das 09h30, às 15h30, para as crianças das escolas do 1º Ciclo do Concelho.

Após terem oportunidade de realizar diversas brincadeiras na água, às 10h30 e às 12h00, os alunos vão poder assistir ao Espetáculo “Iris Maravilha”. Pelas 12h30, as crianças realizam um Almoço Pic-Nic e têm ainda oportunidade de brincar na água.

O Dia Mundial da Criança comemora a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança pela assembleia geral da ONU, a 20 de novembro de 1959, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s