Anatomia Patológica do HDS entre os três serviços do país acreditados pela ACSA

O Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu certificação, nível “bom”, pelo modelo adotado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) – ACSA -, vendo assim reconhecido o trabalho que tem vindo a realizar. Este é um dos três serviços da especialidade do país a conseguir esta certificação, conquista que, segundo Isabel Andrade, diretora do referido serviço, enche de orgulho toda equipa.
A certificação foi atribuída em janeiro de 2020, mas o processo de acompanhamento, obrigatório dois anos e meio após a certificação, foi concluído em fevereiro de 2022, após avaliação intercalar.

Para Pedro Pereira Luís, responsável da Qualidade do Serviço de Anatomia Patológica do HDS, esta certificação “atesta o compromisso do serviço com a qualidade, para garantir os melhores cuidados para o cidadão”. De acordo com o médico, este reconhecimento “permite não só afirmar a fiabilidade dos resultados do laboratório, mas também criar uma política de qualidade que é partilhada por todos os profissionais do serviço, e que inclui aspetos de proteção de dados, identificação de problemas, propostas de melhorias, otimização de circuitos, auditorias e controlos de qualidade”.

Por outro lado, acrescenta, “o processo até à certificação permitiu ainda melhorar circuitos de segurança do utente, segurança dos profissionais e internos, nomeadamente instruções de trabalho e melhoria de tempos de resposta”.

O Modelo ACSA baseia-se num processo que verifica e reconhece de que forma os cuidados de saúde prestados aos cidadãos estão de acordo com os padrões de qualidade nacionais e internacionais, aplicáveis às diversas tipologias de unidades de saúde, e com os eixos prioritários da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde.

“O CA congratula-se com a certificação de mais um dos serviços do HDS que demonstra o reconhecimento pela excelência e qualidade dos serviços que prestamos, mas também o profissionalismo e dedicação com que os funcionários do hospital trabalham diariamente”, aponta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s