Fado Bicha e Fernando Tordo lotaram Convento de S. Francisco

Os Fado Bicha e Fernando Tordo lotaram na noite de dia 24 de abril o Convento de S. Francisco. Neste Concerto, integrado nas comemorações do 25 de abril, em Santarém, que contou com a participação de Nuno Domingos, Vereador da Cultura da Câmara de Santarém, Diamantino Duarte, Presidente da Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural, a organização decidiu trazer a Santarém duas gerações da Liberdade: Fernando Tordo – o músico que cantou a ‘Tourada’, a canção que, apesar da letra aguçada de Ary dos Santos, escapou à censura, num Portugal pré-25 de abril e que lhe deu a vitória no Festival da Canção, em 1973 e os Fado Bicha que apresentaram um projeto musical e ativista, criado e desenvolvido por Lila Fadista, na voz e letras, e João Caçador, nos instrumentos e arranjos.

No palco apresentam uma exploração inédita, dentro do universo do fado, ao mesmo tempo que ultrapassam as barreiras de género rígidas do fado tradicional, e criam narrativas para temas que ali não tinham ainda expressão. O projeto assume-se de intervenção, começando na representatividade da comunidade LGBTI, passando por temas que abordam e as posições que defendem, em temáticas como: a igualdade de género, o colonialismo, o racismo, o feminismo e os direitos dos animais, por exemplo.

Trouxeram ainda uma “subversão” da regra heteronormativa, que caracterizam como sendo “muito forte no meio do fado tradicional, e na sociedade portuguesa em geral”, e reclamam o direito de se apropriarem de um património que, como explicam, é seu também, explorando-o de acordo com as suas identidades e experiências.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s