Município de Santarém já tem gestão do Castelo de Alcanede

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém assinou no passado dia 14 de março, os auto de transferência do Castelo de Alcanede para o Município de Santarém.

Com esta transferência de competências, o Município de Santarém passa a gerir o espaço. Estes autos, celebrados na área da Cultura, no âmbito do processo de descentralização, correspondem à transferência da posse das respetivas infraestruturas, prosseguindo-se, assim, a operacionalização da transferência de competências para os municípios, no domínio da cultura.

Esta cerimónia, que decorreu no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, contou com a participação de Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Graça Fonseca, ministra da Cultura, de Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, de Ângela Ferreira, secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, e de Nono Domingos, Vereador da Cultura da Câmara de Santarém.

Para além do Município de Santarém, também assinaram autos de transferência, os municípios de Barcelos, Castelo Branco, Celorico da Beira, Montemor-o-Novo, Ourique e Setúbal.

A par das ruínas do Castelo de Alcanede (Santarém), fazem parte desta lista de equipamentos: as ruínas do Castelo de Faria e estação arqueológica subjacente (Barcelos), o Edifício do Governo Civil do Distrito de Castelo Branco (antigo Palácio dos Viscondes de Portalegre e o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), o Castelo de Linhares e o Castelo e muralhas de Celorico da Beira, o Castelo de Montemor-o-Novo, o Castro da Cola (Ourique) e o Convento de Jesus (Setúbal).

Com a assinatura destes autos de transferência, dos 77 edifícios identificados no diploma setorial da Cultura, 44 já estão a ser geridos pelas respetivas autarquias (57%).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s