Aprovado projeto de execução de implementação dos percursos confortáveis no Centro Histórico de Santarém

O Executivo Municipal aprovou no passado dia 7 de março, o projeto de execução de Implementação dos Percursos Confortáveis no Centro Histórico (fase 1), no valor de 1.047.188,71 €.

A proposta define os espaços reservados exclusivamente aos peões (ruas pedonais) e os espaços partilhados (shared spaces), nomeadamente as zonas de coexistência, consagradas no código da estrada.

O projeto prevê a eliminação da segregação de modos, através da criação de uma plataforma única, permitindo ao peão usar toda a largura da rua, eliminando-se a delimitação de faixa de rodagem, passando a circulação dos veículos a realizar-se num meio em que a prioridade é do peão. Esta solução de zonas de coexistência foi a proposta face à reduzida largura das ruas que constituem o Centro Histórico.

Neste sentido, foram definidos pavimentos que proporcionam a todos os peões uma circulação autónoma, funcional, segura, confortável e compatível com a circulação automóvel, criando uma dinâmica de valorização e revitalização do Centro Histórico, apoiando o comércio local e dignificando o turismo.

A fase 1 inclui a Rua Serpa Pinto, a Rua Capelo e Ivens, o Largo Padre Francisco Nunes da Silva, a Rua Dr. Joaquim Luís Martins, a Rua de S. Martinho, Largo do Terreirinho e Rua e Largo Eng. Zeferino Sarmento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s