“Tejo a Copo” está de regresso a Santarém

Depois de um ano de interregno forçado pela pandemia, o evento vínico ‘Tejo a Copo’ regressa já no sábado, dia 12 de março. Entre as 15h00 e as 21h00, o Convento de São Francisco, em Santarém, volta a ser palco da maior mostra de Vinhos do Tejo, numa iniciativa que junta 26 produtores (consultar lista abaixo), o OH!Vargas, um restaurante de nomeada na capital do gótico, e a Loja do Sal, com produtos originários das salinas de Rio Maior. Um acontecimento que já faz parte do calendário de eventos vínicos do país e que não vai querer perder! Esta iniciativa está integrada na programação das Festas de São de José.

Do programa desta edição do ‘Tejo a Copo’ fazem parte três conversas sobre o vinho, guiadas pelo conceituado sommelier Rodolfo Tristão. A primeira está marcada para as 16h00 e versa a “Fernão Pires do Tejo”, a casta mais expressiva da região e a rainha das uvas brancas. Segue-se a homónima, mas nas tintas – “Castelão do Tejo” – a protagonizar o momento das 17h30. “A diversidade do Tejo” é chamada à conversa das 19h00. O evento é de acesso livre e as provas gratuitas, mas de inscrição obrigatória, feita no local por ordem de chegada. Para participar nas provas e para provar os vinhos do evento é necessário comprar o copo oficial do evento, que tem um custo de €3,00 e é comprado à entrada do evento. Os petiscos custam €5,00 a unidade.

No que toca ao sector, este foi dos últimos eventos a acontecer em 2020, dias antes de sermos atingidos globalmente pela pandemia, o que faz deste regresso um momento ainda mais especial: assim o sente a organização, a cargo da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, e os produtores, que aderiram em grande força. “Estamos convictos de que esta edição do ‘Tejo a Copo’ venha a assinalar o regresso a uma normalidade perdida e um brinde colectivo por muitas mais edições”, afirma Luís de Castro, presidente da CVR Tejo, que salienta ainda “que este é o evento onde alguma vez estiveram reunidos mais produtores de Vinhos do Tejo, reflectindo a vontade da região se unir numa promoção conjunta e a importância de retomarmos estes encontros, onde a partilha de experiências vínicas é crucial para o desenvolvimento do sector”. A edição deste ano supera todas as expectativas, ultrapassando em seis o número de produtores presentes em 2020. O número é condicionado pela dinâmica do espaço.

O ‘Tejo a Copo’ é uma excelente oportunidade para entusiastas vínicos e enófilos conhecerem e provarem vinhos desta que é uma região com “muitas cartas para dar”, dos mais antigos e conceituados aos mais recentes, porque a cada ano que passa surgem novos projectos na região – alguns presentes precisamente neste evento. Foi estratégia da CVR Tejo realizar este evento no Ribatejo, a fim de promover os Vinhos do Tejo e a sua gastronomia, mas também o vasto património territorial e cultural da região. Se os vinhos e a comida são facilmente transportáveis para outras paragens, como as grandes capitais de Portugal e do Mundo, o seu habitat (que é história e criar estórias) nem tanto! E é este um factor cada vez mais importantes e decisivo na eleição de um vinho.

Estarão presentes no “Tejo a Copo” os seguintes produtores de vinho:

  1. Adega de Almeirim
  2. Adega do Cartaxo
  3. Batista’s by Pitada Verde
  4. Canto do Marquês (Isabel Cabral)
  5. Casa Cadaval
  6. Casal Branco
  7. Casal das Freiras
  8. Casal do Conde
  9. Casa Paciência
  10. Companhia das Lezírias
  11. Enoport Wines
  12. Escaravelho Wines
  13. Falua
  14. Fiuza
  15. Mouchão do Inglês
  16. Quinta da Alorna
  17. Quinta da Atela
  18. Quinta da Badula
  19. Quinta da Escusa
  20. Quinta da Lagoalva
  21. Quinta da Lapa
  22. Quinta da Ribeirinha
  23. Quinta do Arrobe
  24. Santos & Seixo
  25. Vinhos Franco
  26. Vinhos Zé da Leonor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s