Teatro Sá da Bandeira recebe a curta-metragem “Memórias do Futuro”

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, recebe hoje, 11 de fevereiro, a curta-metragem de ficção documental “Memórias do Futuro”, pelas 21h30.

Em 2020, no rescaldo de uma pandemia que nos isolou e confinou, decidimos escrever cartas às 66 idosas com quem tínhamos trabalhado, de norte a sul do país, com o espetáculo “Para Vós”. Pedíamos-lhes que nos enviassem uma carta escrita para as suas avós, onde lhes contassem como estavam. Foi a partir dessa troca de correspondência que nasceu o projeto “Guardiãs da Memória”. Conjugando o teatro documental, a produção audiovisual e a arte pública, “GUARDIÃS DA MEMÓRIA – Territórios Afetivos I Narrativas Sociais” assume-se como um projeto interdisciplinar comunitário que foi filmado e co-criado com as comunidades de Lagos, Santarém e Sever do Vouga.

De julho a setembro de 2021, percorremos os três territórios em repérages técnicas, encontros com a população, ensaios e filmagens, procurando estabelecer pontes entre as memórias das avós das avós e a cartografia de cada um dos territórios.

A equipa de dramaturgia foi integrada por 3 avós “embaixadoras”, uma de cada território: Ana Paula Miranda (Santarém), Maria de Fátima Santos (Lagos) e Maria de Lurdes Costa (Sever do Vouga). Durante 3 meses, através de reuniões semanais e sessões de escrita criativa online, fomos criando, em parceria com estas embaixadoras, o guião da curta-metragem “Memórias do Futuro”, pode ler-se na sinopse.

Os bilhetes estão à venda na bilheteira do TSB, uma hora antes da sessão, e tem um custo de 5€. A sessão decorrerá sob as normas COVID-19 elaboradas pela Direção Geral de Saúde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s