
Na próxima quarta-feira, 9 de fevereiro, o Teatro Sá da Bandeira recebe, pelas 21h30, a sessão de cinema “Memória” de Apichatpong Weerasethakul.
Tudo se passa em Bogotá, na Colômbia. Jessica (Tilda Swinton) percorre o país algo perdida, como qualquer turista o pode estar, a ouvir insistentemente um barulho na sua cabeça. “Como se fosse uma bola de cimento a cair num poço de metal rodeado de água do mar”. Acorda com esse barulho na primeira sequência do filme, que é magistral: em poucos minutos, cruza o ecrã e vai ocupando todos os cantos, silenciosa e na penumbra. Depois, a sua presença alienígena, que facilmente se transforma em abstracção, vai existindo como delegação, talvez, do espectador e, certamente, do realizador. Ela vai comunicando com esse país que lhe é estranho tendo sempre aquele som na cabeça. Através dela, o realizador Apichatpong continua a sua indagação e experiência sobre a comunicação, a memória e as imagens.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira do TSB, uma hora antes da sessão, e tem um custo de 5€. A sessão decorrerá sob as normas COVID-19 elaboradas pela Direção Geral de Saúde.