Turismo de Santarém em destaque na imprensa internacional

No passado dia 25 de janeiro, a “Travel Tomorrow” destacou os 10 melhores locais de turismo no concelho de Santarém.

A uma hora de Lisboa, num planalto sobre o rio Tejo, Santarém é uma cidade com 552,54 km² repleta de história e sol, boa comida (possui um dos melhores 25 festivais de gastronomia da Europa) e comércio fluvial. Fundada pelos romanos, foi um importante centro para os visigodos e mouros durante a Reconquista Cristã no século XII.

Sé Catedral de Santarém

Na praça principal do centro histórico de Santarém, impressionantes degraus levam à fachada maneirista branca e brilhante da Sé, completa com nichos onde estão alojadas as estátuas dos santos. Datada do século XVII, a igreja foi construída sobre as ruínas do palácio real de Alcazaba Nova pelo arquiteto Mateus do Couto.

Jardim das Portas do Sol

Veja o nascer ou o pôr do sol neste lindo parque dentro das antigas muralhas da cidadela, com grandes mirantes com vista para o poderoso rio Tejo, que corre 100 metros abaixo e através das planícies fluviais. Na época da Reconquista Cristã no século XII, este era um dos oito ‘portões’ que levavam à cidade. Em alguns lugares são visíveis vestígios arqueológicos.

Fachada de Azulejos Portugueses

Azulejos portugueses adornam o centro histórico de Santarém. Do árabe para ‘pequena pedra polida’, eles fazem os edifícios pop e brilham desde os anos 1700, com arquitetos baseando-se em influências mouras, cores e modas contemporâneas.

Convento São Francisco

Reaberto ao público em 2009 após décadas fechado, os claustros do Convento de São Francisco são de tirar o fôlego. Eles estão em quadrilátero, possui dois andares, e capitéis decorados com cabeças barbudas, frutas, legumes e uma rara escultura do conto de Esopo sobre a raposa e as uvas.

Arte de Rua “Poupa”

Na esquina da Rua Primeiro de Dezembro com a Rua Vila de Belmonte, você encontrará uma pintura de rua gigante de uma poupa, pássaro este conhecido pela sua distinta coroa de penas.

Casa Museu Passos Canavarro

Esta encantadora casa-museu fica na residência particular de Pedro Canavarro, descendente do famoso parlamentar português Passos Manuel. O beleza do pátio é sobrenatural, repleto de árvores cítricas, rosas, fontes e cantos de pássaros. Canalize o seu escritor ou pintor interior e escolha o seu lugar.

Teatro Rosa Damasceno

Na Rua Engenheiro Zeferino Sarmento, ficam as ruínas assombradas do Teatro Rosa Damasceno. Um edifício listado desde 2002, não são apenas os urbexers que apreciarão o estilo art déco e modernista do local, sua janela central e linhas verticais imponentes.

Azulejos

A Cidade de Santarém está repleta de edifícios decorados com azulejos. De origem árabe, a palavra azulejo significa “pequena pedra polida”. Todos eles contam uma história: desde os azulejos ‘manuelinos’ trazidos de Sevilha pelo rei Manuel I, passando pelo branco e azul, verdes e dourados da moda dos Descobrimentos, e a passagem gradual das formas geométricas para desenhos botânicos e mais ornamentados. Quantas cores e padrões diferentes você consegue identificar enquanto caminha desde a praça principal até o Jardim das Portas do Sol?

Colinas do Ribatejo

As colinas cravejadas de oliveiras e os vales dos rios de argila calcária ao redor de Santarém são tão pitorescos que você quererá reservar algum tempo para eles. Por que não passar por um vinhedo ou quinta, ou passar uma tarde em um spa enquanto estiver na área?

Vista da Catedral

A vista sobre os telhados da terracota de Santarém e as torres das igrejas é imperdível. Veja-o durante uma visita guiada ao campanário da Catedral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s