Orçamento municipal para 2022 com “histórica” redução de impostos e aumento de investimento público (c/vídeo)

No valor de aproximadamente 69 milhões e 200 mil euros, o orçamento municipal de Santarém para 2022 foi aprovado por maioria. Este é um orçamento em que cerca de 19 milhões de euros serão traduzidos em investimento público.

Nas suas plataformas digitais, o Município de Santarém afirmou que “O aumento do investimento municipal nas freguesias e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a redução de impostos e o investimento no desporto, educação, ação social e cultura, são os eixos estratégicos para o novo ano autárquico.”

Dentro deste orçamento serão também aumentados os apoios ao associativismo desportivo (PAFAD) para 400 mil euros, o aumento do apoio ao associativismo e agentes culturais (PAAAC) para 200 mil euros, a transferência de aproximadamente 6 milhões de euros para as Juntas de Freguesia (aumento de 5,6% face a 2021) e o aumento de 26% do apoio para as corporações de bombeiros voluntários do Concelho.

A nível de regeneração urbana destaca-se a conclusão das obras municipais em curso, e a preparação de um conjunto de projetos que visam dar continuidade à estratégia de requalificação do espaço público. O orçamento prevê verbas para o arranque da elaboração dos projetos de execução de requalificação do acesso norte (av. Francisco Sá Carneiro), da zona ribeirinha, Campo Emílio Infante da Câmara e ex. EPC. O orçamento contempla ainda intervenções em diversos arruamentos no centro histórico com o objetivo de tornar os percursos pedonáveis acessíveis e confortáveis.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, afirmou que “pela primeira vez em décadas, mantemos a concretização de uma descida sustentada e em permanência dos impostos municipais, que, este ano, será ainda mais acentuada”, referindo-se à redução nas taxas de IMI, Derrama e IRS.

Segundo o Município de Santarém “O Orçamento de 2022, mantém a tendência de consolidação financeira, pretendendo-se preservar o bom nome da Câmara Municipal de Santarém, reconquistado perante todos os parceiros, desde empreiteiros a pequenos fornecedores, desde Freguesias a associações culturais, desportivas e juvenis, com respeito pelo esforço coletivo dos munícipes de Santarém, e com os olhos postos num novo ciclo de desenvolvimento, contando com o apoio do novo quadro comunitário, que se pretende aproveitar ao máximo.”

“Toda esta estratégia, tem por objetivo criar condições para ajudar as organizações e as pessoas a concretizarem a transformação de que necessitam para acompanhar o futuro, mantendo o caminho do crescimento económico e social sustentado, que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município através do desenvolvimento de 6 eixos estratégicos: aproveitar ao máximo o quadro comunitário de apoio; reforço do apoio às freguesias e às associações, promovendo assim um Concelho mais descentralizado que promove a igualdade de oportunidades e a coesão territorial; consolidação de Santarém como um concelho inclusivo e com uma educação de excelência; afirmação de Santarém como destino de turismo, de cultura e de lazer; consolidação financeira; e desenvolvimento económico”, concluiu.

Ricardo Gonçalves salientou que “o executivo municipal inicia o ano 2022 com confiança, com determinação e com a certeza de que Santarém, felizmente, está a caminhar com passos firmes, para um futuro auspicioso, que a todos trará orgulho.”

Segue o vídeo sobre o Orçamento Municipal 2022 por parte do Presidente da Câmara Municipal de Santarém:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s