
No passado dia 1 de janeiro, o Bispo D. José Traquina assinalou o primeiro dia do novo ano civil com uma Homilia. No dia 1 de janeiro celebra-se a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz.
Entre a reflexão da Palavra de Deus deste dia, o Bispo de Santarém transmitiu ainda para conhecimento de todos, algumas informações:
“Em todas as situações, o medo não se vence mas é superado pela prudência, a coragem e o espírito de serviço. A pandemia revelou quanto é importante promovermos os sacramentos da fé e os sinais de solidariedade e comunhão fraterna. Na maioria das Paróquias retomaram-se os grupos de Catequese e foi promovida a etapa da Primeira Comunhão das crianças. Diversos grupos recuperaram a sua preparação para receberem o Sacramento do Crisma. Assim, no ano civil de 2021, tivemos na Diocese 38 celebrações com Crismas, tendo sido crismadas 542 pessoas (448 jovens e 94 adultos).”
A Santa Sé anunciou que “o ano de 2025 vai ser um Ano Santo para toda a Igreja. Assim, teremos garantido um enriquecimento espiritual para um ano que para nós é especial. Em 2025 celebraremos o Cinquentenário da criação da Diocese de Santarém em Ano Santo para toda a Igreja. Por intercessão da Virgem Santa Maria, Mãe de Deus e Rainha da Paz, Cristo nos abençoe e faça de nós uma Bênção para o mundo.”