Catedral de Santarém acolhe lançamento do livro “Catedral e Museu Diocesano de Santarém”

A Catedral de Santarém acolheu no passado dia 11 de dezembro, o lançamento da publicação “Catedral e Museu Diocesano de Santarém”. A apresentação do livro esteve a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins, e contou com a participação de João Leite e Nuno Domingos, vereadores da Câmara Municipal de Santarém, D. José Traquina, Bispo de Santarém, Joaquim Ganhão, Diretor do Museu Diocesano de Santarém, e de Eva Raquel Neves, Conservadora do Museu.

Este livro que reúne um conjunto de sete estudos históricos e artísticos sobre o edifício do antigo Colégio Jesuíta, Igreja e património artístico em presença, contando com os preciosos contributos dos mais conceituados especialistas em cada matéria é uma iniciativa de Joaquim Ganhão, e conta com a coordenação de Eva Raquel Neves.

Complementa esta monografia sobre a Catedral, um estudo catalográfico das coleções do Museu Diocesano (165 entradas de peças), reunindo contributos de mais de 50 especialistas nas respetivas áreas de investigação.

Esta publicação teve a sua génese em 2011, por ocasião das Comemorações dos 300 anos da edificação da Catedral, desenvolveu-se após a implementação da Rota das Catedrais e a consequente abertura do Museu, tornando-se um trabalho fundamental para o conhecimento e valorização deste empreendimento que a cidade de Santarém, o país e a Europa viram reconhecidos com o Prémio Vasco Vilalva – Fundação Calouste Gulbenkian (2014) e o Prémio da UE para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2016.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s