CIJVS assinala os 125 anos do Teatro Taborda

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) assinalou no passado dia 4 de dezembro, os 125 anos do Teatro Taborda, na sua Assembleia de Investigadores nº157.

Esta iniciativa, realizada no Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano, contou com a presença de João Leite, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, que referiu a intenção da autarquia “em fazer um investimento necessário para que este Teatro possa servir ainda mais a população”, evidenciando que “Santarém tem um património material e imaterial muito valioso e que é importante divulgar cada vez mais este património para que possamos ter uma sociedade com mais cultura”.

Nesta sessão comemorativa, foi proferida a comunicação “A História do Teatro Taborda – CXXV Aniversário / A expansão e afirmação do Movimento Republicano em Santarém (1895-1912)”, por Luísa Barbosa.

O Teatro Taborda foi fundado, em 1895, por um grupo de amantes e amadores do teatro, em Santarém e, que aos poucos transformaram um picadeiro pré-existente, num espaço ao qual se atribuiu o nome do ator Taborda.

Desde essa altura que este espaço marcou e marca a formação cultural da cidade de Santarém, incentivando músicos, artistas e escritores, para a composição musical, para teatro e também para orquestra, a criação teatral, em todas as suas vertentes e, mesmo, a dramaturgia e a poesia.

A sessão contou ainda com um momento de poesia – “Tributo ao Poeta Popular, António Aleixo”, pelo Veto Teatro Oficina e um de dança – “Uma pulsão modernista do Ballet no Círculo Cultural Scalabitano”, pela Academia de Dança do Círculo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s