Câmara Municipal de Santarém distinguida com o prémio “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”

A Câmara de Santarém recebeu no dia 25 de novembro, o prémio “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, em Coimbra. O prémio foi entregue a Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, no Auditório da Fundação FEFAL – Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, em Coimbra.

A entrega da distinção esteve a cargo de Rita Mendes Correia , Presidente da APFN – Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, e de Rosário Carneiro, do Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, José Botelho.

Santarém recebe a Bandeira Verde pelo 11º ano consecutivo, no projeto de âmbito nacional, promovido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis – OAFR, que distingue os Municípios pela adoção de “políticas amigas da família”.

O apuramento dos Municípios como “Autarquia +Familiarmente Responsável 2021”, resulta de um inquérito realizado a nível nacional, sendo analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas, para além de serem analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

O Município de Santarém tem vindo a desenvolver um conjunto de políticas, nomeadamente nas áreas da ação social, saúde, habitação e urbanismo, recursos humanos, cultura, desporto, transportes, educação e formação, serviços básicos, em prol da vida familiar dos munícipes do Concelho.

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia e consequentes medidas, implementadas pelo Município de Santarém. Destaque para as medidas adotadas para garantir o acesso ao ensino à distância, a estreita parceria com a Saúde e o apoio em parceria para garantir a resposta a prevenção do contágio da COVID- 19, entre os trabalhadores do Município, as empresas municipais e a comunidade, em geral.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis tem como objetivo promover, junto das autarquias, a partilha de conhecimento das necessidades e problemas das famílias, com vista à implementação de políticas que lhes deem resposta, de forma abrangente e que favoreçam um tecido social coeso, que garanta a renovação geracional e a sustentabilidade do País.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s