Município de Santarém apresenta publicação inédita do Livro “Santarém: Arte, História e Património”

O Município de Santarém promoveu e patrocinou a publicação inédita do Livro “Santarém: Arte, História e Património”, apresentado no passado dia 18 de junho, ao fim da tarde, no Convento de S. Francisco, em Santarém, em colaboração com o Museu Diocesano de Santarém.

A apresentação da Obra, que reúne contributos de 24 investigadores, com “diferentes olhares”, sendo alguns deles inéditos, sobre o património histórico, cultural e natural do concelho de Santarém, contou com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, de Jorge Ferreira, Diretor da Editora Caleidoscópio, do historiador e professor Vitor Serrão, e da historiadora Maria Emília Vaz Pacheco, em representação da coordenação do livro, que tem como cocoordenadora, Eva Raquel Neves, do Museu Diocesano de Santarém.

O Livro revela uma iluminura inédita de uma “vista de Santarém”, de autor anónimo, que se supõe ser do último quartel do século XVII. Apresenta na capa um pormenor de uma vista inédita de Santarém, e merece reprodução integral e um estudo no corpo do livro. A Câmara de Santarém contratualizou em 2018 a feitura de uma Obra que tivesse uma abordagem multidisciplinar, sobre o património histórico, cultural e natural do Concelho.

O Livro reúne “uma panóplia de diferentes olhares, desde a arquitetura, arqueologia, pintura, escultura, retabulística, azulejaria, tumulária, heráldica, património rural, aspetos etnográficos e a própria paisagem natural”, refere, Maria Emília Vaz Pacheco. O livro tem como autores: Alberto Guerreiro, Alexandre Nobre Pais, Ana Duarte Rodrigues, Carla Queirós, Carla Varela Fernandes, Carlos Batata, Eva Raquel Neves, Francisco Queiroz, Hélder Carita, Helena Delgado, Ignacio García-Pereda, Joana Antunes, João Vieira Caldas, José Manuel Fernandes, Ludgero Mendes, Luís Mata, Maria de Jesus Fernandes, Maria Emília Vaz Pacheco, Mário Tropa, Miguel Metelo de Seixas, Olímpio Martins, Sandra Costa Saldanha, Teresa da Fonseca Rosa, e Vítor Serrão.

A Obra pode ser adquirida na Livraria Costa, no Centro Histórico de Santarém.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s